quarta-feira, 30 de julho de 2008

JORNALISMO?

O jornalismo é uma profissão que consiste em lidar com a notícia, com fatos que ocorrem em nossa sociedade. Jornalismo é comunicação, é a prática de coletar informações, redigir e editá-las. Além disso, antes de ser jornalista, esse profissional precisa encarar quatro anos dentro de uma sala de aula, o equivalente a oito semestres. As disciplinas ao contrário do que muitos pensam, não são somente práticas. Porque você sabe né, que quando se fala em jornalismo todo mundo logo pensa que é só ir ao local em que aconteceu algo, entrevistar uma ou duas pessoas, fotografar e depois escrever a matéria. Ledo engano meu caro. O trabalho é um pouco mais complexo que isso. Mas o que me fez escrever esse post, não foi a paixão que tenho pela profissão e sim, o que me desanima nela. Assista ao vídeo e saberás do que falo.
O que posso dizer é que: ISSO NÃO É JORNALISMO! O QUE ELE FAZ, NÃO PODE SER CONSIDERADO PROFISSIONAL E MUITO MENOS COMPARADO AO TRABALHO DE UM JORNALISTA.

Se você quer informação e conteúdo, acesse também:

http://fulanagens.blogspot.com

33 Comments:

  1. Euzer Lopes said...
    Eu estudei Rádio e TV.
    Confesso que isso me dá vergonha.
    E mais vergonha ainda eu teria se fosse o diretor deste programa.
    Não foi pra isso que estudei 4 anos.
    Fabio said...
    num pode ser considerado jornalismo mesmo.... ele devia é ir para o panico rsrs
    Fernanda Fernandes Fontes said...
    Mayna, desculpe mas não consegui ver o vídeo (minha net tá uma carroça, alguém me salve!!!!)rs...

    Estudo Relações Públicas, mas minha paixão msm é o jornalismo (pq eu não fiz então? uma longa história...). Este semestre devo puxar algumas matérias, acho o curso fantástico e adoro escrever. Acho que este profissional tem grande responsabilidade,como tds os outros, mas aqui tem um caso especial: a palavra tem mto poder, e deve ser usada de maneira adequada.


    Gosto de seus comentáris no meu blog. Passa lá:
    http://degustacaoliteraria.blogspot.com/
    Dih Fernandes said...
    Desculpa nao posso escutar pq minha placa de som queimou, mas esta dança é horrivel, sincermamente ele acha que é jornalista mas na verdade ele está tentando ser um humorista e nem isso ele pode ser considerado!

    Lamentável!!!

    http://www.avidanobeco.com/
    Tatiana Rodrigues said...
    Apesar de seres como esses, que ridicularizam essa profissão que escolhi para exercer, ainda tenho uma imagem romântica do jornalismo. E é com esse ideal que espero ser uma profissional que honre o nome de "jornalista", ao contrário desses que se corrompem e envergonham toda uma categoria.

    http://retratonovo.blogspot.com/
    Anônimo said...
    legal
    se jornalista deve ser bem interessante

    abraços
    http://blogaragem.blogspot.com
    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=48465553
    Lê Stabiili said...
    Afff....cada vez mais me surpreendo com o que vejo....

    Fico mais calma pq sei que ainda existem pessoas que levam as coisas a sério..!!!

    Gostei de seu blog...vou passar por aqui sempre!!!

    UM grande abraço e boa noite!!!!
    Jonatas Fróes said...
    Dá pra levar alguma coisa feita na Record a sério mesmo??? Sinceramente, isso é uma piada. Se ele é jornalista eu sou físico nuclear.

    Mas há de convir que grande parte dos bons jornalistas não são formados em jornalismo. Vide Arnaldo Jabor, que é economista... E existem vários outros exemplos. Assim como a maioria dos marketeiros são formados em engenharia. Enfim...

    Acho que pra qualquer profissão necessita-se de um dom. O dom desse infeliz no vídeo não é o jornalismo. Talvez fosse o humor, mas também é sem graça. E talvez ele seja apenas um pau-mandado obrigado a fazer esse tipo de coisa pra não perder o emprego...

    O país funciona assim né, fazer o que?

    ;*

    http://musica-holic.blogspot.com/
    Rafael Tupiná said...
    nusssss

    q vergonha ne

    meu deus

    bjos
    http://culturatups.blogspot.com/
    Anônimo said...
    Descarga nele, tchê :P

    Bah! Queromuito ser jornalista, mas fico dividida etre essa profissão e em ser escritora. Todos dizem que tenho vocação pras duas profissões, mas quero saber com qual me dou melhor. Senão na hora não vou saber o que cursar e acabo desistindo. D:
    Anônimo said...
    Ai, nem me fale... Estou terminando a faculdade de Turismo e pensando seriamente em fazer jornalismo... ai ai, como é difícil não saber o que fazer... hehe
    Bjocas
    Murillo said...
    Toda profissão tem sempre um exemplo ruim, esse é só um.
    Ricardo Jung said...
    jornalismo, arte, e afins... tudo sempre é corrompido pela maldita audiência, pela maldita industrialização
    Anônimo said...
    Eu tenho um blog e não me considero jornalista.
    Não faço desta minha profissão.
    È só para passar o tempo, admiro quem faz, e só.
    Espero não "denegrir" a imagem sua.
    blog said...
    Apenas um palhaço.
    Um decadente que precisa desses subterfúgios para poder pagar o condomínio atrasado.

    O mais intrigante é que ele tem problemas nas pernas, não tem?
    Quer provar o quê? Que a medicina deu jeito em seus membros inferiores?
    Na verdade, membro inferior dele é o cérebro.
    É triste isso.
    Alexander said...
    Nossa, que medo .. HUAHUAHUAHUHAUHUAAHUHUAHUA. Jornalismo é algo muito interessante, mas como o dele , prefiro .. outras áreas o__O .. HUAHUHUAHUAHUAHUA xD

    Excelente BLOG

    Visite o meu também
    www.muitosobrealgo.blogspot.com
    Gonzo Laranja said...
    nossa... isso que derruba minha profissão que escolhi seguir...
    ridículo!!!
    o pior é que quando você diz que estuda comunicação social com enfase em jornalismo, as pessoas logo associam a esse tipo de coisa... que raiva... mais pior que isso: a trilha sonora...

    e depois querem transmitir um jornalismo sério, preocupados com o que a sociedade ira pensar posteriormente... notícia pra quê????

    um abraço


    www.gonzolaranja.blogspot.com
    Cássio said...
    Acho o Jornalismo uma profissão muito bonita, mas não sei-o bem se tenho talento, por esse motivo não pretendo cursar.Enquanto ao video, é vergonhoso, mas calma; isso não acontece apenas na profissão de jornalista!Há, sempre profissionais desta categoria em praticamente todas as areas!
    Beijos!
    http://oediporei.zip.net/
    Law said...
    Concordo,
    que ridiculo,
    mas viva a liberdade de expressão,
    se o programa é ruim problema de quem da audiência!
    Simone, said...
    vergonha mesmo....
    Saulo said...
    "O QUE ELE FAZ, NÃO PODE SER CONSIDERADO PROFISSIONAL E MUITO MENOS COMPARADO AO TRABALHO DE UM JORNALISTA."

    quando eu li isso logo veio a minha cabeça esse programa.
    realmente é terrível, o sensacionalismo e a falta de conteúdo.
    uma vez eu vi um alarde por conta de uma luz que alegavam ser um ovni; outra vez foi um cara das carvenas. chega, né!

    o pior é que alegam o tempo todo como é profissional o jornalismo da Record.
    Anônimo said...
    Eita, atualiza aí!
    Bjocas ;)
    Anônimo said...
    hahahahahahahahahhhhha!
    menina! muito bom!
    eu me incomodo realmente com esse tipo de atitude, que não passa de manipulação de baixa renda, a globo pelo menos manipula de forma discreto e causa estragos a certas classes, agfora essa "gama" da record causa danos a classe mais baixa e manipula pessoas ignorantes =(

    estamos todos ferrados com sa redes de TV e as instituições da vida religiosa rsrss

    bjos^^
    Anônimo said...
    Isso é o mínimo vergonhoso. Jornalismo é uma profissão ótima e isso que ele faz não passa nem perto de ser jornalismo.
    Anônimo said...
    Q isso...
    q vergonhoso...
    meu Deus...
    dança do capiroto, só me faltava essa...

    Acesse:
    www.radioadcampos.blogspot.com
    Louca por música said...
    Eu ja pensei em fazer jornalismo... Mas tirei essa ideia da cabeça e agora vou fazer psicologia!!!

    Passa la http://rosarenan.blogspot.com/
    Anônimo said...
    Jornalismo não, não tem como não dizer que é hilário esse cara. Aqui não passa o programa dele, mas não é primeira vez que o vejo pagando mico na internet.

    Jornalismo é uma das minha opções pra faculdade. Se não me engano, para ser um jornalista nos Estados Unidos, não precisa ser formado. Engraçado né?

    Nos visite também.

    Bruno Monin > www.BloGZinho.com
    Fábio Melo said...
    Na boa, não sei o motivo de tanta raiva. Alguém em algum momento acha de verdade que ele é jornalista? Não né.

    A primeira impressão é que esse sujeito é um pastor evangélico. Nem passa pela cabeça de ninguém que esse sujeito saiba o que é uma pauta, ou um lead.

    Não acho que isso seja uma discussão.

    ___________________________________
    Pois Bem...
    Unknown said...
    Eu estudei comunicação, fiz Publicidade, mas gosto e convivi com muita gente do jornalismo...infelizmente só consegui ver o vídeo, e não ouvir, mas dá pra imaginar o que vem de uma pessoa como Wagner montes....
    A galera acha que é simples assim, porque será então que a gente passa 4 anos estudando heim???

    Belo Post...

    http://blogdale.wordpress.com/
    Fernando Gomes said...
    como alguém assim consegue ter um emprego em televisão..
    ¬¬

    pra dar vergonha em qualquer pessoa que estude comunicação..
    Dário Souza said...
    Antes eu queria fazer direito.Mas atualmente to na duvida entre teatro ou jornalismo.Sou doido pra fazer parte de uma redação de uma revista.Acho que é uma profissão que engrandece e que faz a pessoa se renovar a cada dia.Isso que o Wagner Montes não chega nenhum pouco perto de jornalismo,mas queriamos o que??Isso ta passando na record.¬¬
    DuDu Magalhães said...
    Isso que me dá medo de fazer jonalismo...:(
    Anônimo said...
    Eu estudei 2 semestres de comunicação social/jornalismo e tranquei. Acho que não é a minha praia.

    Jornalismo é muito sério. Infelizmente as pessoas não idéia do que é ser jornalista. Quando falava que estava estudando jornalismo as pessoas sempre falavam "Ahh!!! Vai apresentar o Jornal Nacional!!!
    Para elas ser jornalista se resume a isso.

    Eu vi o vídeo e devo confessar que gosto de assistir o Wagner Montes. É claro que o que ele faz não é o jornalismo sério e responsável...mas...como podemos julgar o que é o bom e o ruim.

    fui....

Post a Comment




Free Blog Templates