Esse ano o Brasil comemora os 200 anos da Imprensa. Ela surgiu no país, em 1808, no dia 1 de junho, com a circulação do jornal Correio Braziliense, editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça. Até 1999 o aniversário da imprensa era comemorado no dia 10 de setembro, em referência a Gazeta do Rio de Janeiro, que também passou a circular em 1808, com a chegada da Família Real ao país, fugida da invasão napoleônica na Península Ibérica. D. João VI aporta na Bahia e assina a Carta Régia abrindo os portos brasileiros às nações amigas, criando também o jornal oficial da Corte.
Mais de 300 anos, após o descobrimento, a instalação da Imprensa Régia só foi autorizada com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, inaugurada em 13 de maio de 1808. Outras duas tentativas do exercício da atividade tipográfica foram feitas antes disso: Uma em 1747, no Rio de Janeiro, por Antonio Isidoro da Fonseca, e outra em 1807, em Minas Gerais; há suspeitas de que tenha existido uma imprensa em Pernambuco, também em 1807, trazida pelos holandeses, algo não comprovado por meio de impressos.
Mas, o primeiro jornal impresso, A Gazeta do Rio de Janeiro, só foi publicado em 10 de setembro de 1808. Antes disso, em 1º de junho do mesmo ano, passou a ser impresso em Londres, o também brasileiro "Correio Braziliense ou Armazém Literário". Como era publicada durante a imprensa régia, A Gazeta precisava do aval do príncipe regente, depois rei, D.João VI. Ou seja, antes de ir as ruas, passava pela ‘Censura’. Além de notícias, o jornal publicava anúncios, decretos e informações relacionadas à Família Real.
Diferentes tanto no formato quanto no conteúdo e periodicidade, o "Correio Braziliense" (mensal, enquanto a "Gazeta" era semanal e, depois, bissemanal) se parecia mais com um livro do que com um jornal, e cada edição tinha cerca de 140 páginas, a "Gazeta" tinha quatro.
A imprensa brasileira viveu durante muitos anos sob pressão e censura, começando na época colonial até chegar na Era Vargas, através do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda.
De lá para cá, a missão da imprensa permaneceu inalterada: transmitir as notícias, buscar a imparcialidade em seus textos, dar espaço para o contraditório, ouvir as partes envolvidas. Nem sempre conseguimos isso, como por exemplo nos longos anos em que o Brasil esteve sob regime ditatorial. Como sabemos, em regimes totalitários a primeira vítima foi e continua sendo a liberdade de imprensa.
Termino o meu texto e deixo uma pergunta: Vocês acrditam que ao longo desses 200 anos, a imprensa vem cumprindo com a sua missão?
gostei desse blog!
tah afim de parceria?
Meu Blog : Blog Do Philipe
Perceria? http://mutcholoco-blog.blogspot.com/
qualquer coisa : Toslucian@certelnet.com.br
Vamos nos prender somente ao texto ok?
Se forem pedir parcerias ou somente elogiar, ou criticar o blog, é só deixar no mural. Esse espaço de comentário é só para assuntos relacionados ao texto.
Abraços
http://www.devaneioconstante.blogspot.com/
Apesar de que algumas pessoas a usa para coisas banais, mas sem ela os livros sería horríveis...talvez apenas algumas pessoas entendessem as letras...
Parabens pelo texto!
Se puder, entre no meu espaço depois...
bj
Claro que a toda regra tem exceção mas, hoje em dia o número de publicações e transmissões que se mantém imparciais está cada vez mais escasso.
O sensasionalismo e o "tudo pra vender mais" por muitas vezes tem sobressaído a real ideologia do jornalismo.
Acho que falta um pouco de bom senso a alguns cidadãos.
[link]http://coerenciacontraditoria.blogspot.com[/link]
Assim, não acho que esteja cumprindo seu papel.
Beijos
_________
Folhetim On Line
Parabéns pelo blog, beijoO
a imprensa era muito mais ligada ao governo e e hj em dia ao psdb, do q ao povo...
mas ela é falsa....largou o governo militar qando esse deu sinais de fraqueza...
quem viu o documentario cidadão kaine...sabe o q eu to falando...
bjss.
entre ai:
http://blogdocleidemar.blogspot.com/
abraços!
http://wallnosekai.blogspot.com/
Legal seu blog!
www.bussolaweb.wordpress.com
Hora de tentarmos fazer um jornalismo mais ético.
NOvamente parabens pelos comentarios o pessoal e mt criativo E mt bom blog novamente xD
Beijocas
www.lizziepohlmann.com
Enquanto certos "poderosos da comunicação" continuarem fazendo o que bem entendem e esquecendo do papel primordial do jornalismo....a resposta a essa sua pergunta, pra mim, nunca será aquela que eu, no fundo, gostaria de poder dar...
Como jornalista que sou (vc tb é???), procuro fazer o que me cabe.
Abraço
Thiago
Lá estará a resposta...
O LAYOUT NUM TÀ LEGAL NAO +}
Respondendo a Marina - Não exijo que não escrevam 'bom texto!', o que quero é que as pessoas leia o texto, que foi postado, para evitar comentário medíocres, assim como o seu. Porque se tivesse lido o texto, com certeza seu comentário não teria sido tão mesquinho e sem sentido.
http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/
http://olivertiko.blogspot.com/
mt bom blog
quando postar novo post volto
xD
Meu Blog : Blog Do Philipe
mais gostei do blog
parabéns!!!!!!!
http://sivolquinho.blogspot.com/
passa no meu?
kkkkkkkk
Pra discutir se a imprensa vem cumprindo o seu papel, precisaríamos de muito tempo, não de um simples comentário, por que acho que antes, tem que se definir qual é papel da imprensa. Informar é muito vago, e pressupõe que depende de saber as coisas... Enfim, pano pra manga.
Casos como o debate Collor X Lula mostram isso claramente.
Não existe imprensa livre no Brasil.
Jornalistas, no geral, são meros papagaios de seus chefes. Os veículos são manipulados economica e politicamente.
Com a internet aparece uma luz no final do túnel. Há blogs independentes que têm posto a boca no trombone.
O blog do Nassif fez um dossiê sobre a VEJA e ostrou como aquilo é podre e sujo.
Não, minha querida, não creio na grande mídia. Ela sempre esteve a serviço dos grandes.
A Globo mostrou imagens das diretas já e disse que era festa pela cidade de São Paulo.
Nada mudou